Pular para o conteúdo principal

Como fazer o sudo funcionar novamente?

Um dia desses, fui dar um "sudo apt-get autoremove" para limpar meu Ubuntu Jaunty Jackalope, e o terminal me informa o seguinte: /etc/sudoers is mode 0444, should be 0440. Ué, como assim? Eu simplesmente perdi todo os direitos do sudo, não podia fazer nada que um usuário normal não possa! Fiquei nervoso, não entendia o porquê. Enchi a cara, briguei com amigos... meu sistema estava com uma instabilidade. O que pode fazer um homem se sua distro favorita dá erro? Depois de todos os aplicativos e configurações? Meses de pesquisas para simplesmente instalar um .deb e... and nothing else matter? Não! Enxuguei minhas lágrimas e fui pesquisar em fóruns. Bem, vi depois de muitas páginas em inglês, que o problema é comum, e pior, que as principais "vítimas" são os newbies como eu em linux. Com paciência, toda a galera das comu e fóruns reponderam unânimente a pergunta (bem, não foi unânimente pois precisei testar uns 15 comandos diferentes). Pois bem, entre no modo seguro do Ubuntu. Não sabe fazer isso? Reiniciei seu computador e escolha a opção "recovery mode", ao lado do nome da versão do kernel utilizada. Feito isso, escolha a opção "Drop to Root shell" para entrar "com tudo" no sistema. Agora vamos à magia. Digite:

chmod 0440 /etc/sudoers
reboot

O "reboot" serve para "rebootar". Pronto! Agora podes dar seus sudos quando necessitar!
Fontes de dados:

[ubuntu] How do I make sudoers work again, permissions have changed [Archive] - Ubuntu Forums

Sudoers - Community Ubuntu Documentation

[ubuntu] etc/sudoers is mode 0666, should be 0440

RootSudo - Community Ubuntu Documentation

Linux: Iniciantes no Linux - Ubuntu: Comando sudo não funciona


"Ha coisas na vida que só percebemos o seu verdadeiro valor,
quando perdemos." - Já deu o seu sudo hoje?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando o Notepad++ para compilar programas Java

Para quem se aventura agora no mundo da programação, já deve ter ouvido falar do Notepad++. A ferramenta, que dá suporte as linguagens C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup, é indispensável para qualquer programador, desde aquele novato ao mais experiente. Apesar dos recursos de macro, multi-linguas e a possibilidade de executar aplicativos externos, o programa mantém a função de bloco-de-notas. Uma possibilidade legal é que o programa possibilita o uso de scripts, com instruções automatizadas para que você economize seu tempo. E um script de execução que eu achei, que assim como é para mim será bem útil para todos, é o de compilar arquivos .java. Para configurar essa função, tecle F6 para a 1ª execução do eu arquivo .java no Notepad++. Agora vo…

Mapa mental: nunca mais se perca!

Enquanto me perdia em milhares de ideias que apareciam e se iam, desesperado pela falta de organização das informações, achei uma ferramenta que tem me ajudado desde então: Mapas mentais. Mas afinal, o que são, e como usá-los?

Por isso que programador em Java é coisa rara...

"Por isso, sempre certifique-se de compilar o programa a cada passo importante...
o cafézinho deveria ser um suquinho de maracujá..."
Quem nunca se deparou com uma situação parecida? Você passa horas se dedicando àquele código mega comprido, com trocentas linhas, whiles, if e vetores para no final, talvez por 1 vírgula ("," <-- grandessíssimas filhas da pontuação e sintaxe...) dar tudo errado.Por isso que programador em Java é coisa rara..., upload feito originalmente por Leandrw da silva.