Pular para o conteúdo principal

Agilizando pesquisas no Firefox

Quem é usuário do navegador da Google, o Chrome, sabe bem o que é ter bastante espaço na tela para a visualização de sites. A interface do navegador é bem simples, tendo somente uma barra para a entrada de urls e pesquisa,  deixando o navegador tão limpo como a muitos tem agradado. Mas você sabia que o navegador da Mozilla, o Firefox, também possui este recurso, e ainda mais, você pode executar pesquisas em diversos sites como Youtube, Facebook e Twitter apenas utilizando a barra de endereços? Veja como!

Entendendo a busca
Por padrão, o Firefox vem com duas barras localizadas na parte superior do programa: a primeira para a entrada de urls e a segunda para pesquisa. Ao clicar no ícone que determina onde pesquisar da barra de pesquisa, notará que depois de todas as buscas disponíveis, há a opção "Organizar pesquisas...". Ao clicar nela aparecerá uma janela que permitirá ordenar, excluir pesquisa ou associá-la a uma Palavra-Chave. Este último recurso é o que nos interessa no momento. Como a do Google provavelmente já é a pesquisa padrão, vamos escolher a do Yahoo! como exemplo, associando-a com a palavra-chave ya. Ao digitarmos na barra de endereços uma palavra qualquer sem nenhuma indicação de que seja uma url, ou seja, sem nada como "http://" ou "www" ou ainda ".com", o Firefox interpretará como uma palavra a ser pesquisada no mecanismo de pesquisa padrão, que no meu caso é o Google. Nota-se por aqui que o Firefox por padrão já possui o recurso do Chrome, sem que seja necessária nenhuma configuração extra. O que apresento aqui é a oportunidade de incluir novas pesquisas. Continuando, como a busca do Yahoo! foi associada com a palavra chave ya, toda vez que digitarmos ya, seguida de um espaço e o que queremos pesquisar, o Firefox interpretará que desejamos pesquisar aquela expressão no Yahoo!.

Adicionando novas buscas

Ao escolher "Adicionar pesquisas" na janela do "Organizar pesquisas", o Firefox por padrão lhe redirecionará ao site de extensões, o addons.mozilla, na sessão de Ferramentas de busca, mas pela web vários sites possuem recurso de busca não catalogados no Firefox. Um exemplo desses é o Youtube. Apesar de estar catalogado na sessão de buscas do Firefox, não é necessário fazer a instalação da mesma através do "Adicionar pesquisas", basta entrar no site youtube.com, clicar com o botão direito do mouse na barra de pesquisa do Youtube, selecionar a opção "Criar nova palavra-chave de pesquisa", escolher o nome desejado para a busca, em qual pasta de favoritos será salva e qual a palavra-chave a associar; utilizei youtube. Depois é só digitar a palavra associada ao Youtube antes do que desejará pesquisar na barra de endereços e pronto! 

*Dica: remova a barra de pesquisas, agora que já está inutilizável clicando com o botão direito numa região vazia qualquer do painel superior, como por exemplo entre a barra de endereços e a de pesquisa, selecionar a opção "Personalizar...", e arrastar a barra de pesquisas para dentro da janela apresentada.

Sugestões

Há diversos sites legais que disponibilizam suas buscas para uso em navegadores

Download: baixaki.com.br

Estes são só alguns dos que me lembrei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando o Notepad++ para compilar programas Java

Para quem se aventura agora no mundo da programação, já deve ter ouvido falar do Notepad++. A ferramenta, que dá suporte as linguagens C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup, é indispensável para qualquer programador, desde aquele novato ao mais experiente. Apesar dos recursos de macro, multi-linguas e a possibilidade de executar aplicativos externos, o programa mantém a função de bloco-de-notas. Uma possibilidade legal é que o programa possibilita o uso de scripts, com instruções automatizadas para que você economize seu tempo. E um script de execução que eu achei, que assim como é para mim será bem útil para todos, é o de compilar arquivos .java. Para configurar essa função, tecle F6 para a 1ª execução do eu arquivo .java no Notepad++. Agora vo…

Mapa mental: nunca mais se perca!

Enquanto me perdia em milhares de ideias que apareciam e se iam, desesperado pela falta de organização das informações, achei uma ferramenta que tem me ajudado desde então: Mapas mentais. Mas afinal, o que são, e como usá-los?